Questoes respondiads
11986 palavras
48 páginas
FUVEST 2004Primeira Fase
Prova de Conhecimentos Gerais
30/11/2003
Prova V
PORTUGUÊS
01
Observe, ao lado, esta gravura de Escher:
Na linguagem verbal, exemplos de aproveitamento de recursos equivalentes aos da gravura de
Escher encontram-se, com freqüência, a)
b)
c)
d)
e)
nos jornais, quando o repórter registra uma ocorrência que lhe parece extremamente intrigante. nos textos publicitários, quando se comparam dois produtos que têm a mesma utilidade. na prosa científica, quando o autor descreve com isenção e distanciamento a experiência de que trata. na literatura, quando o escritor se vale das palavras para expor procedimentos construtivos do discurso. nos manuais de instrução, quando se organiza com clareza uma determinada seqüência de operações.
Texto para as questões de 2 a 8
Uma flor, o Quincas Borba. Nunca em minha infância, nunca em toda a minha vida, achei um menino mais gracioso, inventivo e travesso. Era a flor, e não já da escola, senão de toda a cidade.
A mãe, viúva, com alguma cousa de seu, adorava o filho e traziao amimado, asseado, enfeitado, com um vistoso pajem atrás, um pajem que nos deixava gazear a escola, ir caçar ninhos de pássaros, ou perseguir lagartixas nos morros do Livramento e da
Conceição, ou simplesmente arruar, à toa, como dous peraltas sem emprego. E de imperador! Era um gosto ver o Quincas
Borba fazer de imperador nas festas do Espírito Santo. De resto, nos nossos jogos pueris, ele escolhia sempre um papel de rei, ministro, general, uma supremacia, qualquer que fosse. Tinha garbo o traquinas, e gravidade, certa magnificência nas atitudes, nos meneios. Quem diria que... Suspendamos a pena; não adiantemos os sucessos. Vamos de um salto a 1822, data da nossa independência política, e do meu primeiro cativeiro pessoal. (Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas)
02
A busca de “uma supremacia, qualquer que fosse”, que neste trecho caracteriza o comportamento de