Questionário
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
PROFESSOR: EDELBERTO ARAÚJO
SEMESTRE: I / TURNO: NOTURNO
ALUNO: JOÃO VASCONCELOS
LEIAM ATENTAMENTE CADA TÓPICO ABAIXO E TRANSCREVA A(S)
CITAÇÃO (ÕES) DO LIVRO V DA ÉTICA A NICÔMACO DE ARISTÓTELES QUE MELHOR CORRESPONDÊNCIA FAÇA AO QUE ESTÁ SENDO AFIRMADO.
4) Tais bens devem ser distribuídos segundo os méritos de cada um. A Justiça neste sentido não é uma parte da virtude, mas a virtude inteira; nem é seu contrario a injustiça, uma parte do vício, mas o vício inteiro. O que dissemos põe a descoberto a diferença entre a virtude e a justiça neste sentido: são elas a mesma coisa, mas não é a sua essência. “Nota-se que Aristóteles preserva e cumpre determinações como o principio da igualdade, através de duas formas fundamentais: da Justiça como virtude geral e como virtude especial, a segunda originando a "Justiça distributiva" e a "Justiça Corretiva", e essa por sua vez subdividida em Justiça Comutativa e Justiça Judicial".
5) A Justiça distributiva assemelha-se a uma proporção geométrica (na quais as recompensas distribuídas a duas pessoas se relacionam entre si com os seus méritos).
Os matemáticos chamam “geométrica” a esta espécie de proporção, pois só na proporção geométrica o todo está para o todo assim como cada parte está para a parte correspondente.) Esta proporção não é contínua, pois não podemos obter um termo: único que represente uma pessoa e uma coisa. “A Justiça Distributiva ela é uma teoria da justiça, é também uma das virtudes do Direito é explicada na Ética a Nicômaco, como aquela que se aplica na repartição das honras e dos bens da comunidade, segundo a noção de que cada um perceba o proveito adequado aos seus méritos. Contudo, artificialmente de um modo metafórico, significa sua realização através de um critério de Progressão Geométrica”.
6) A Justiça comutativa ou corretiva, ao contrário da anterior, ocupa-se dos contratos voluntários ou não.
A