QUESTIONÁRIO - A SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM
1) Marque a alternativa que cita as três principais características do fato social, segundo Émile Durkheim:
a) Coercitividade, Generalidade e Exterioridade.
b) Coercitividade, Individualidade e Exterioridade.
c) Flexibilidade, Generalidade e Interioridade.
d) Flexibilidade, Individualidade e Exterioridade.
e) Coercitividade, Individualidade e Interioridade.
2) Em 1897, o sociólogo francês Émile Durkheim publicou um estudo de caso intitulado “O Suicídio”, definido como “todo caso de morte provocado direta ou indiretamente por um ato positivo ou negativo realizado pela própria vítima e que ela sabia que devia provocar esse resultado”. Com base nesse estudo, marque com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas:
( ) O suicídio, por ser um ato que a vítima provoca a ela mesma, é considerado um ato individual, já que é uma decisão particular da vítima e os fatores sociais não interferem nesse acontecimento.
( ) O suicídio altruísta seria aquele no qual “se o homem se mata não é porque reivindique esse direito, mas é porque tem esse dever”, como por exemplo os japoneses camicases e os homem-bomba.
( ) O suicídio anômico é provocado pelo isolamento do indivíduo e sua baixa integração na sociedade.
( ) Durkheim classifica o suicídio em cinco tipos diferentes: o egoístico, o anômico, o fatalista, o mecânico e o altruístico.
( ) O propósito central de Émile Durkheim era demonstrar que o sociólogo deve se ocupar do diagnóstico e do tratamento de problemas sociais como o suicídio, mesmo se tratando de um fenômeno cuja origem está em questões individuais(problemas financeiros, decepções amorosas, distúrbios mentais, etc.).
3) De acordo com Durkheim, para se garantir a objetividade do método científico sociológico, torna-se necessário que o pesquisador mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos sociais, os quais devem ser tratados como “coisas”.