Questionário Perguntas e Respostas
YASMIM DE ARAÚJO GUILLEN
RENATA ALVES DO NASCIMENTO
QUESTIONÁRIO
PORTO VELHO
2015
1. Conceitue e diferencie: lei e norma.
RELATOR: Lei: Norma jurídica elaborada pelo Poder Legislativo, por meio de processo adequado.
Normas: Regras elaboradas a partir dos costumes, comportamentos e necessidades do ser humano, a fim de organizar e melhorar o convívio em sociedade, desta forma obrigando, permitindo ou proibindo determinadas ações e atitudes.
A diferença entre lei e norma é que enquanto uma (norma) pode ser criada apenas para ditar regras de conduta a um determinado grupo, a outra (lei), necessita de um procedimento adequado para tornar-se licita e valida a todo um estado.
REVISOR: Conforme descrito acima a conceituação lei e norma, a resposta está correta, pois o foco principal foi alcançado idealizando ambas de acordo com que se pedem cada procedimento.
2. Conceitue Direito.
RELATOR: Com base na leitura do livro de Maria Helena Diniz, compreendo que o Direito é um conjunto de normas elaboradas a fim de promover o bem estar social, delimitando as atividades de cada integrante da sociedade, onde este está sujeito a sansão caso haja o descumprimento de tais normas.
REVISOR: Analisando a pergunta dois que teve base no livro de Maria Helena Diniz, na pagina 241 capitulo III, a resposta está correta. Pois vale ressaltar que DIREITO tem vários significado.
3. Quais as características da norma jurídica?
RELATOR: Dentre as características da norma jurídica estão: a imperatividade, a coercibilidade e a abstração.
A norma é imperativa, pois impõe um dever, um determinado comportamento, ou seja, é obrigatório o seu cumprimento.
A norma coerciva, pois atua induzindo e pressionando alguém a fazer algo pela força, intimidação ou ameaça. Por fim, é abstrata pois é a interpretação de tal norma e do fato sobre o qual ela deve atingir que, tornará efetivo seu propósito de regular, concretamente, a conduta