Questionário José Saramago
Disciplina: Ética e Filosofia
Profª:
NOME
RA
Questionário José Saramago
Questões
1. Sendo o Direito um instrumento de controle social, é possível que ele se torne um instrumento de opressão e de dominação?
R: Sim. O direito é uma ferramenta fundamental para proporcionar o melhor convício entre as pessoas, no entanto, nas mãos daqueles que vêem suas necessidades acima das outras, é possível que o direito seja corrompido e utilizado para meras expectativas de quem o direciona. No texto de José Saramago, o camponês foi diretamente afetado por essa opressão e dominação, pois evocou a justiça, mas o direito do marquês ecoou mais alto.
2. O que o grupo “entende” como Direito?
R: Pode-se apregoar ao direito, um conjunto de normas estabelecidas por um determinado povo, ou seja, onde há sociedade o direito está constituído. O direito se responsabiliza e faz com que as pessoas possam ter suas condutas regimentadas por normas e regras para um bom convívio entre todos.
3. O ideal de Justiça se confunde com o de Direito?
R: Por vezes sim. Fazendo alusão ao texto de Saramago, o camponês achou que seu direito seria preservado e a justiça feita, porém o direito do marquês tornou-se mais evidente, pois ele a manobrou de forma a favorecê-lo. Para o camponês a justiça se confundiu com o direito, para o marquês não.
4. Na opinião do grupo, há alguma correlação entre a organização de um Estado, seu sistema de governo e o seu Sistema Jurídico com o poder econômico?
R: Total correlação, pois quem governa quer ter total poder nas mãos e o sistema jurídico e econômico são as principais peças do tabuleiro e não podem ser desprezados.
5. Na opinião do grupo, qual a importância do texto para a disciplina que estamos estudando?
R: Visto que a matéria é ética e filosofia, o texto empregado é de grande valia, pois demonstra que, infelizmente, a justiça precisa ser imposta com mais seriedade e de que o