Questionário de filosofia
A) Platão é a favor das ideias congênitas. Defende a tese de que a alma precede o corpo e que, antes de encarnar, tem acesso ao conhecimento, que as pessoas naturalmente carregam certas aptidões, habilidades, conhecimentos, etc em sua bagagem hereditária e que precisam ser organizados para que se tornem conhecimentos verdadeiros.
B) Fazer
C) Uma opinião verdadeira só por si ainda não é conhecimento, é necessário que se possua uma justificação que comprove a verdade da crença.
A justificação consiste na razão (ou razões) que suporta a verdade da crença.
Platão defende que só quando estamos perante as três condições necessárias (crença, verdade e justificação) é que podemos afirmar estar na posse de um efectivo conhecimento.
Assim, só podemos conhecer aquilo que se pode justificar e não podemos conhecer aquilo que não é possível justificar.
Consideradas isoladamente, nenhuma das condições é suficiente para que haja conhecimento.
D) Platão pensava que poucos têm a capacidade de chegar aos altos níveis de conhecimento. Acreditava que antes de lançar-nos à etapa do conhecer, é preciso reconhecer nossa ignorância e ilusão, por que nossa autêntica compreensão nasce do não saber; e do saber que não sabemos, nasce a consciência. E desta autoconsciência básica de reconhecer-se ignorante, nasce o interesse e a motivação pelo conhecimento.
3 - Revolução científica moderna
a) A Revolução Científica serviu para tornar o conhecimento mais estruturado e mais prático, absorvendo o empirismo como mecanismo para se consolidar as constatações. O conhecimento humano até a ideade média era atrelado ao modo de concepção da vida que a religiosidade propagava.
b) Galileu é responsável pela superação do aristotelismo e pelo advento da moderna concepção de ciência. Geometrizou o universo, igualando todos os espaços. Ao descobrir a Via-Láctea, contrapôs, a ideia um mundo fechado e finito, a ideia da infinitude do céu. Ocorre o surgimento de um novo homem, cujo valor não