Questionário de enzimas- enfermagem ufpel
1.- De que modo atuam as enzimas ?
Aumentam a velocidade das reações, sem sofrerem alterações estruturais, reduzindo ou dispensando energia de ativação externa para que o processo se realize. As enzimas canalizam seletivamente os reagentes (substratos) para rotas úteis, dirigindo todos os eventos metabólicos.
2.- O que ocorre durante a formação do complexo ES ?
Para ocorrer a transformação, o substrato (S) precisa ligar-se à molécula da enzima(E) formando o complexo enzima-substrato (ES). Sob esta forma de complexo, o substrato sofrerá modificação estrutural, dando origem ao produto
(P) que se desprenderá da molécula enzimática. Esta, encontrando-se regenerada, poderá ligar-se novamente a outra molécula de substrato, para transformá-la em produto
3.- Qual a característica química do centro ativo que permite a ligação enzima com o
.
substrato ? O centro ativo contém cadeias laterais de aminoácidos que criam uma superfície tridimensional complementar ao substrato. Através do centro ativo é que o substrato fica estabilizado na enzima durante o complexo ES –enzima-substrato- para ser transformado no produto da reação.
4.- Qual a condição necessária para a função do centro ativo ?
A função do centro ativo está na dependência da integridade da enzima.
Assim, a enzima perde sua atividade catalítica caso tenha sofrido desnaturação parcial ou total.
5.- O que são enzimas com especificidade absoluta e especificidade relativa ?
Uma enzima é dita de especificidade absoluta, quando transforma só um tipo de substrato, não agindo sobre nenhuma outra substância na natureza.
Uma enzima é dita de especificidade relativa, quando pode atuar sobre mais de um tipo de substrato, mas o faz, geralmente, com afinidade diferente, resultando velocidades de reação diferentes, como as lipases que não tem seletividade por tipos de tricilgliceróis (triglicerídeos).
6.-O que caracteriza a especificidade absoluta e a especificidade relativa das