questionario
1) Elabore em breve resumo sobre os Princípios de Contabilidade, criando um exemplo prático de utilização de cada um deles.
R: A Resolução 750 do Conselho Federal de Contabilidade de 29.12.1993, publicada no D.O.U. de 31.12.1993, estabeleceu a obrigatoriedade no exercício da profissão contábil da observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Esses PFC’s representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominantemente no universo científico profissional de nosso país.
Esses Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC) procuraram reunir e condensar todos os Postulados, Princípios e Convenções já existentes, tentando reunir em 7 todos aqueles que existiam e continuam a existir. São eles: o da Entidade, o da Continuidade, o da Oportunidade, o do Registro pelo Valor Original, o da Atualização Monetária (Revogado pela Resolução CFC 1.282/2010) , o da Competência e o da Prudência
Princípio de Entidade: A empresa existente, independente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas de qualquer natureza. O patrimônio não se confunde com aqueles dos seus. Ex. O empresário não pode usar a conta bancária da empresa para pagar contas pessoais.
Princípio de Continuidade: A empresa continuará em operação no futuro, prazo indefinido, salvo exceções, o empreender constitui uma empresa com o objetivo de não deixar que a mesma se extinga por má administração.
Principio de Oportunidade Refere-se ao momento em que devem ser registradas as variações patrimoniais. Exemplo, as provisões para férias e 13º Salários são feitas mensalmente mesmo sendo despesas futuras.
Principio do Registro pelo Valor Original: Os registros são feitos na devida tempestividade (data correta de aquisição, independente do pagamento) e pelo valor de aquisição ou fabricação. Ou seja, Registro um produto adquirido por 100 a prazo. No Estoque por este valor e no passivo