Questionario pneumatica
Capítulo 1 _ Conceito Básico
1. A expressão pneumo ou pneuma provém do grego, e significa respiração, fôlego, sopro, vento. Como derivada sua, encontra-se a palavra pneumática. Esta é definida como parte da Física que estuda os comportamentos (a dinâmica e os fenômenos físicos) relacionados com os gases e o vácuo.
2. Chamam-se fluidos os corpos cujas moléculas sejam extremamente móveis umas em relação às outras. Os gases e líquidos são exemplos de fluidos.
3. Os fluidos gasosos são muito compressíveis; as moléculas tendem a se repelir.
4. Transporte - Facilmente transportável por tubulações; Segurança - Não existe o perigo de explosão ou de incêndio; Velocidade - O ar comprimido permite alcançar altas velocidades de trabalho.
5. Apesar de insípido, inodoro e incolor, percebemos o ar através dos ventos, aviões e pássaros que nele flutuam e se movimentam; sentimos também o seu impacto sobre o nosso corpo. Concluímos facilmente que o ar tem existência real e concreta, ocupando lugar no espaço.
6. Compressibilidade, Elasticidade, Difusibilidade, Expansibilidade, Peso do ar.
7. A atmosfera exerce sobre nós uma força equivalente ao seu peso, mas não a sentimos, pois ela atua em todos os sentidos e direções com a mesma intensidade. Esse fato é denominado pressão atmosférica.
8. Vantagens _ * Incremento da produção com investimento relativamente pequeno.
* Redução dos custos operacionais. A rapidez nos movimentos pneumáticos e a libertação do operário (homem) de operações repetitivas possibilitam o aumento do ritmo de trabalho, aumento de produtividade e, portanto, um menor custo operacional.
*Facilidade de implantação. Pequenas modificações nas máquinas convencionais, aliadas à disponibilidade de ar comprimido, são os requisitos necessários para implantação dos controles pneumáticos.
Desvantagens _ *O ar comprimido necessita de uma boa preparação para realizar o trabalho proposto satisfatoriamente. Portanto, a remoção de