Questionario de ciencias sociais
1 – (valor 0,1) Para Émile Durkheim, muitos dos problemas que imaginamos pertencer aos campos da Biologia e da Psicologia pertencem à Sociologia. Relacione a teoria de Durkheim com a notícia veiculada pelo jornal “Correio Brasiliense”. Para responder esta questão, analise o texto “Rússia identifica segunda mulher-bomba do metrô de Moscou” da pagina 196 do caderno de atividades, disponível, on-line, no jornal O Correio Brasileense, publicado em 06/04/2010.
R: Para Émile Durkheim, nada é próprio sendo que até a sociologia se confunde com a biologia e a psicologia. “Estamos, pois empresença de modos de agir, de pensar e de sentir que apresentam a notável propriedade de existir fora das consciências individuais”.
Analisando a notícia com base na teoria de Émile Durkleim, percebe-se que a terrorista fez algo que já havia acontecido. Sua atitude foi baseada não em suas concepções individuais, mas no seu exterior.
2 – (valor 0,1) A Sociologia surgiu no século XIX para explicar e solucionar as crises geradas pela Revolução Industrial e a nova classe social: o proletariado urbano. Compare os abalos sociais provocados pela industrialização e as mudanças decorrentes da alta tecnologia e da globalização.
R: Com a introdução da máquina a vapor e o aperfeiçoamento dos métodos produtivos trouxeram a Revolução Industrial que significou o triunfo da indústria. Como conseqüência dessa revolução houve mudanças profundas no campo social. As cidades cresceram enormemente com o afluxo de massas camponesas para o trabalho nas fábricas, surgindo uma nova classe, o proletariado industrial.
Os problemas decorrentes desse rápido processo de urbanização e de concentração de máquinas, terras e ferramentas sobre controle do empresário capitalista fazem surgir com bastante força à questão social. Além da monstruosa exploração do homem nas fábricas.Essa profundidade das transformações em curso colocava para os filósofos da época a