Question Rio Filosofia
1- Segundo A República qual o conceito de justiça e quais suas implicações no modelo de sociedade proposta por Platão?
Justiça é cada um fazer o que lhe é devido. Ela é coletiva, ou seja, pertence à sociedade. Esta é dividida em três classes distintas como são os metais: ouro para os filósofos que devem governar a polis por possuírem a virtude do saber, prata para os guardiões, cidadãos autônomos, que devem proteger por possuírem a virtude da coragem e ferro para os produtores e artesões, também cidadãos autônomos, que possuem a virtude da temperança. Essa forma de estruturar deixa claro que é necessário o desprendimento, o dever consciente de pessoas realmente dispostas a prover o bem comum para que a sociedade seja realmente justa.
2- Em que se baseia a crítica de Platão a democracia?
Para ele a democracia tende a virar um caos, uma vez que o poder está na mão da maioria e não dos filósofos, os quais ele acredita que possuem a virtude, a habilidade nata de melhor governar. Não só isso como acredita também que a decadência da cidade advém dentre outros fatores do individualismo das democracias, que teria como resultado fatal o surgimento da tirania.
3- Qual a relação entre a retórica, individualismo e democracia?
Platão não utiliza da retórica, sendo completamente contra ela, pois para ele a verdade é imutável, fixa e presente somente no mundo inteligível, diferente dos sofistas, que utilizam da retórica para buscar uma verdade, que pode ser dita relativa, construída a partir da argumentação. Dessa forma, ele é contra uma forma de governo que possa vim a utilizar da retórica, do convencimento, para se estabelecer como é feito na democracia. Não só isso, mas ele também e faz contrário a essa forma de governar devido ser a favor da filocracia, a qual ele dizia ser a mais justa, uma vez que essa governa pela coletividade, uma vez que os filósofos sabem o que é melhor para a sociedade e não pelo individualismo.
4- Pode-se dizer que a