Question Rio De Filosofia
R: Mitos são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles, por meio de intuições, utilizando simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Já a filosofia, procura por intermédio de argumentos e reflexões explicar esses acontecimentos numa visão mais racional e lógica. O mito e a filosofia buscam explicar fatos, porém de maneiras diferentes, pois o mito utiliza de dogmas, ou seja, argumentos inquestionáveis para explicar esses fatos, já a filosofia busca essa explicação de forma racional, onde não são aceitos argumentos dogmáticos e fora da realidade (sobrenatural, misterioso), como ocorre nos mitos.
2) Explique por que a ausência de uma casta sacerdotal e de dogmas religiosos favoreceu o surgimento da filosofia na Grécia.
R: Pois esse contexto proporcionou um espaço livre para novas ideias, uma liberdade para que os indivíduos pensassem em novos conceitos, possibilidades alternativas, o que não acontece quando há dogmas religiosos “impostos” na sociedade, pois estes dogmas são contra mudanças e novos conceitos que insultem os conceitos já aceitos pela religião, o que contribui para que não ocorra o desenvolvimento do pensamento filosófico. Portanto, se não há uma casta sacerdotal ou dogmas religiosos, a liberdade de pensamento é maior, o que favoreceu o surgimento da filosofia na Grécia antiga.
3) A liberdade política apresenta-se como uma das condições que explica o surgimento da filosofia na Grécia antiga. Nesse sentido, explique a seguinte afirmação: “A cultura é inteiramente e do modo mais agudo aquilo que será sempre na vida sadia de qualquer povo: ao mesmo tempo, fruto e condição da liberdade”.
R: Cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a