Quest es para Estudo Bloco I 2015 Respostas
1. a)Na adoção de uma política de controle ambiental, visando a redução ou eliminação de uma externalidade negativa, deve-se assegurar o retorno do recurso afetado à condição de ecossistema natural (isto é antes da perturbação), b)ou há um nível de degradação que será considerado ideal para assegurar produção de bens a preços acessíveis? c) Quais as formas alternativas que os atores econômicos (geradores de externalidade e receptores) podem usar para definir o nível "ótimo" de controle?
R. a) Não há como um recurso afetado voltar a condição de antes da perturbação. Isto só seria possível se não houvesse produção nenhuma. Para a termodinâmica não existe produto não poluente, esta condição só seria possível com uma atividade zero ou, se o ambiente tivesse uma alta capacidade de assimilação da poluição e do impacto ou ainda, se fosse possível separar a atividade econômica da produção de resíduos, e as indústrias tivessem uma capacidade de eficiência 100% fazendo uso de superequipamentos não produtores de resíduos. Isto até o momento é inexistente.
b) Sim. Para que a política ambiental aplicada seja eficiente deve propiciar condições para que os agentes econômicos internalizem os custos de degradação provocados por eles. Isto é possível com a aplicação das externalidades, no qual são calculados valores usando a teoria do benefício marginal "trade-off" entre seus custos (marginais) de controle da poluição e os custos (marginais) dos impactos ambientais (externalidades) provocados por suas atividades produtivas, onde ele seria forçado a "internalizar" o pagamento das taxas (preços) correspondentes, como ilustra o gráfico 1 a seguir:
Preço Oferta
Benefício marginal social Demanda
Quantidade
c) O nível ótimo de controle/poluição pode ser obtido graficamente comparando-se