Quest Es De Psicologia
1. Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia?
Buscar entender como foram criados conceitos e teorias, como também alguns destes foram superados, ou seja, como se deu a construção do conhecimento a cerca da disciplina em questão para que se possa avançar a partir daí. É a partir do conhecimento da história da psicologia que vamos compreender que o passado e o futuro estão no presente e saber as demais áreas do conhecimento humano, pela insaciável necessidade de termos em nos conhecer.
2. Quais as condições econômicas e sociais da Grécia Antiga que propiciaram o início da reflexão sobre o homem?
Os gregos foram o povo mais evoluído nessa época. Uma produção minimamente planejada e bem-sucedida permitiu a construção das primeiras cidades-estados (pólis). A manutenção dessas cidades implicava a necessidade de mais riquezas, as quais alimentavam, também, o poderio dos cidadãos. Dessa forma, iniciaram a conquista de novos territórios, que geraram riquezas. Essas riquezas geraram crescimento e avanços na Física, na Geometria, na teoria política. Tais avanços permitiram que o cidadão se ocupasse das coisas do espírito, como a Filosofia e a arte. Alguns homens, como Platão e Aristóteles, dedicaram-se a compreender esse espírito empreendedor do conquistador grego, ou seja, a Filosofia começou a especular em torno do homem e da sua interioridade.
3. Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Sócrates, Platão e Aristóteles?
Sócrates faz a Psicologia na Antiguidade ganha consistência. Sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais. Desta forma, suplicava que a principal característica humana era a razão. Ao definir a razão como peculiaridade do homem ou como essência humana, Sócrates abre um caminho que seria muito explorado pela Psicologia. As teorias da consciência são, de certa forma, frutos dessa primeira sistematização na Filosofia. Logo após, Platão dá o passo seguinte. Esse