Quest 1e2 - pag 43 - filosofia 1 ano
1183 palavras
5 páginas
O Nascimento Da Filosofia:Responda as questões, do cap. 3 sobre o nascimento da filosofia:
1)A passagem da mentalidade mítica para o pensamento filosófico é justificada por alguns por alguns teóricos com a tese do “milagre grego”, posição descartada por outros. Em que consiste essa tese e que explicações lhe podem ser contrapostas?
A tese do milagre grego consiste na passagem da mentalidade mítica para o pensamento crítico racional e filosófico, destacando o caráter repentino e único desse processo.
Contraposição: Que a filosofia na Grécia não é fruto de um salto, do milagre realizado por um povo privilegiado, mas é a culminação do processo gestado ao longo dos tempos.
2)Qual é a importância da ágora para o desenvolvimento da democracia na Grécia antiga?
A ágora (praça pública) é o espaço onde se debatiam os problemas de interesse comum. Expressar-se por meio do debate fez nascer a política, que permite ao individuo tecer seu destino na praça pública.
Fora do livro:
Comparação democracia na grecia antiga v.s democracia atual.
Denomina-se democracia (do grego demos, "povo", e kratos, "autoridade") uma forma de organização política que reconhece a cada um dos membros da comunidade o direito de participar da direção e gestão dos assuntos públicos e sociais.
Nas sociedades modernas, são bastante reduzidas as possibilidades de participação direta, de todos os cidadãos, dado o número e a complexidade das diversas instituições e dos assuntos públicos em geral. Na verdade, só é possível o exercício direto da democracia em algumas poucas instituições tradicionais - administração municipal ou assembléias populares, por exemplo. Assim, na maioria dos países democráticos, é comum o exercício da democracia por meio de um sistema indireto ou sistema representativo.
Normalmente, esse sistema é regulado por uma lei fundamental ou constituição. Os cidadãos elegem representantes, cuja participação nas diversas instituições governamentais garante a