quem disse professor?
“Não basta querer para mudar o mundo. Querer é fundamental, mas não é suficiente. É preciso também saber querer, aprender a saber querer, o implica aprender a saber lutar politicamente com táticas adequadas e coerentes com os nossos sonhos estratégicos”. Paulo Freire (1997)
E então escolhemos ser professores, olhar para o mundo de uma maneira diferente, escolhemos estar a frente de seres humanos sedentos por conhecimento, seres curiosos e querendo sempre mais. E dai o seu grande plano de mudar o mundo pode dar certo, já que você praticamente tem o poder de modelar uma cabecinha em fase de construção, mas quanta responsabilidade!
A partir dai o seu querer se transforma em poder, está na hora de você começar a ver o mundo com os olhos menos míopes e com menos ignorância, a leitura se torna imprescindível e o conhecimento deve transbordar da sua boca.
Estar qualificado para passar a teoria e a prática para os pequenos, mostrando para eles que a cultura e a natureza se diferem e que é necessário o conhecimento de ambos. Tirar as crianças da alienação, mostrar pra eles as verdades do mundo e quanto isso interfere na vida deles. Estar pronto para mudar o mundo é ter uma ideologia e mesmo assim estar aberto para novas informações, novos conceitos e aberto para aprender também.
Pode-se ligar as ideias de Paulo Freire com o querer mudar, poder mudar e mudar com os 4 pilares da educação, onde tudo se interliga mesmo que subjetivamente. Pensar em aprender a conhecer, tendo instrumentos de conhecimento raciocínio. Aprender a conhecer, lhe confere as bases teóricas, aprender a conviver com os outros onde é um dos maiores desafios do educador, mostrar o diferente sendo igual, como conviver com pessoas de educação de diferente e se dar bem com todos e aprender a ser onde esse depende de todos os outros para acontecer.
Hoje em dia é necessário muito mais do que apenas vontade para ser um bom educador, modelar um aluno e