Quarks / léptons / bósons
Qualquer partícula com spin inteiro. Existem bósons que são fundamentais, como os fótons ou os glúons, porém a maioria dos bósons não é. Por exemplo, um átomo de hélio-4 é um bóson composto por 2 prótons, 2 elétrons e 2 neutrons.
-Quark [2]:
São o nome coletivo de 6 partículas fundamentais: Up, Down, Top, Botton, Charm e Strange. A diferença entre eles é a carga e a massa de repouso. Os quarks interagem por força nuclear forte e eletrofraca para formar partículas compostas mais complexas. Por exemplo, os prótons e neutrons são compostos por quarks up e down. Esses dois, junto com os elétrons, formam todos os átomos do universo.
-Lépton [3]:
Lepton é toda partícula fundamental que não interage por força nuclear forte. Ou seja, todas partículas fundamentais que não são nem bósons nem quarks, são leptons. Conhecemos seis leptons. 3 deles possuem carga negativa e são o elétron, o mu (se pronuncia "mí") e o tau. Associados a eles existem 3 leptons de carga neutra o neutrino, o neutrino do mu e o neutrino do tau.
Ou seja, todas essas palavras designam classes de partículas. Leptons e quarks são fundamentais, porém somente alguns bósons são. Jutando os quarks, os leptons e os bosons fundamentais temos o modelo físico chamado de modelo padrão [4].
Fonte(s):
[1] http://en.wikipedia.org/wiki/Boson
[2] http://en.wikipedia.org/wiki/Quark
[3] http://en.wikipedia.org/wiki/Lepton
[4] http://en.wikipedia.org/wiki/Standard_mo…
Enquanto os léptons possuem carga fundamental (exceto os neutrinos), os quarks possuem cargas divididas em partes (fracionadas), e os bósons possuem spin inteiro. Todas são partículas fundamentais. Cada uma desempenha um importante papel na árdua jornada de descobrir como originou-se o Cosmos.
Editado 7 meses