quarks
Introdução
Durante muito tempo pensou-se que o próton, nêutron...(partículas pesadas classificadas atualmente em hádrons), apresentavam uma estrutura elementar. Hoje sabe-se que a estrutura do nêutron por exemplo, é composta por um quark up e dois downs. Ou seja, os hádrons possuem uma estrutura interna composta de outras partículas mais leves e realmente elementares: os quarks. Os léptons, também são elementares, não possuindo estrutura, tais como o elétron, o posítron, o neutrino...
O modelo Padrão descreve que toda a matéria na natureza é constituída por dois "clãs" de partículas elementares: léptons e quarks, e estes constituem os hádrons. Pode-se fazer uma distinção entre os hádrons, pois alguns deles são bósons, chamados mésons; o píon é um exemplo. Os outros hádrons são férmions, chamados bárions; o próton é um exemplo. Os quarks estão sempre confinados em mésons ou em bárions, esses por sua vez são férmions, assim como os léptons, por possuírem spin fracionário, os mésons com spin inteiro são bósons, o fóton com spin 1é um exemplo. Já o fotino, pela teoria da supersimetria, uma variante do fóton possuí spin 1/2, tornando-se um férmion.
As partículas realmente fundamentais, ou seja aquelas que não são formadas por nenhuma outra e a partir das quais todas as outras partículas são formadas, são separadas em três grupos chamados coletivamente de léptons, quarks e mediadores.
Todas estas partículas fundamentais possuem antipartículas que também são consideradas fundamentais. A divisão delas nestes grupos é feita de acordo com propriedades características que elas possuem.
Note nas tabelas abaixo que a carga é dada em unidades da carga do elétron. A massa é dada em unidades de MeV/c2, unidade muito usada pelos físicos de partículas