Quando canto é reza: lazer e greve na formação da classe trabalhadora da gávea
Monografia apresentada à Graduação em História da PUC-Rio como requisito parcial para obtenção do título de licenciatura em História.
Orientador: Leonardo Affonso de Miranda Pereira
Rio de Janeiro
Novembro de 2011.
Dedico aos meus pais Rosangela Alves Barbosa e Carlos Carvalho da Costa, e as minhas tias Yolanda Soares e Vânia Barbosa, porque vocês também tornaram a realização desse trabalho possível.
Agradecimentos
Em primeiro lugar, quero agradecer a toda minha família pelo apóio ao longo da Graduação, que foi fundamental para minha formação: meus pais, Rosangela e Carlos, a minha tia Yolanda, e a tia Vaninha. Estiveram presentes também nessa trajetória, meus primos Cauê, companheiro de madrugas de “estudo” e Tainá, sempre atenciosa e cuidadosa comigo. E ainda, meus irmãos que eu amo tanto: Rafael, Letícia e Dudu. Não posso deixar de agradecer a todo o “Oikos” (Júlia, Ana Luzia, Luciana, Roberto, Amanda, Luana, Lívia, Talita), que em infinitas reuniões, contribui muito para chegar ao final da Graduação. Contudo, destaco o nome das minhas grandes amigas: Amanda, companheira de jornadas nos arquivos e loucuras de pesquisa e Luana, companheira de loucuras da vida. Como não poderia deixar de ser, agradeço as minhas super amigas ( Laís, Carol, Bruna e Lar), especialmente pela compreensão por eu ter sumido nesse semestre. Amigas para sempre! De importância inestimável na minha formação, o PET agregou pessoas que mostraram competência profissional e valor de grupo, contribuindo para o meu crescimento profissional: Ana Cristina, Felipe Botelho, Rômulo Paura, Rafael Silva, Clarissa Mattos, Agnes Alencar, Luana Mayer e outros. No período que integrei o PET, tive a oportunidade impar