QUALIDADE DE VIDA ETAPA 4
Projeto de Atividades Físicas para a Melhora da Qualidade de Vida dos Idosos
Relatamos por meio de pesquisa que a quantidade de idosos no Brasil e no mundo está aumentando significativamente nos últimos anos e a procura por atividades físicas também, os idosos andam meio cansados de tricô e crochê.
Tendo em vista essas informações colocaremos em prática um projeto que terá como objetivo fazer com que o idoso mantenha-se ativo, que trabalhe a coordenação motora, o equilíbrio, a memória, a coragem e a autoconfiança em estar praticando um esporte em equipe.
Voleibol Adaptado
Adaptado para que os idosos joguem com uma força segura e prazerosa, tem o objetivo de proporcionar momentos recreativos e dinâmicos, utilizando movimentos simples e adaptados do voleibol convencional, auxiliando na melhora da qualidade de vida de seus praticantes.
Na iniciação usaremos bolas de borracha grande e depois pequenas, balões, dois ou mais balões ao mesmo tempo, abaixaremos a rede.
Esporte coletivo jogado por 6 jogadores em cada equipe e no máximo 12 (6 titulares e 6 reservas). Durante todo o 2º Set deverão jogar, obrigatoriamente, no mínimo 3 jogadores que não jogaram o 1º Set. Se houver substituição deverá ser feita com os reservas que não jogaram o 1º Set e a participação no 3º Set será livre.
A duração da partida será de 3 Sets de 15 pontos progressivos, sem vantagem e caso haja empate de 16 a 16 a partida terminará no 17º ponto. O Saque poderá ser empurrado, arremessado ou golpeado com uma das mãos abaixo da linha da cintura utilizando todo o fundo da quadra ou será permitido um chute para iniciar o jogo.
Quanto ao toque, o jogador poderá receber ou passar a bola em no máximo 4 segundos, tocando, segurando, encaixando com uma das mãos ou tocar qualquer parte do corpo, inclusive os pés. Mínimo de 2 toques e máximo de 3.
A quadra medirá 18x9, a rede terá 2,43 metros para o masculino e 2,24 metros para o feminino. A cada interrupção ou perda de saque