Qualidade de software
Qualidade de Software
UBERLÂNDIA
MARÇO
2013
Introdução:
“ ISO 9001 é de longe a estrutura de qualidade melhor estabelecida, sendo utilizada atualmente por mais de 750 mil organizações em 161 países, e define o padrão não só para sistemas de gestão da qualidade, mas para sistemas de gestão em geral.”
Pode auxiliar todos os tipos de organização, para obter sucesso por meio de uma melhora na satisfação dos seus clientes, da melhoria contínua e da motivação dos colaboradores.
A ISO 9001 não é uma norma isolada da série de sistemas de gestão da qualidade, existem várias outras. Sendo usada para alavancar o melhor da ao permitir entender seus processos de entrega de seus produtos e/ou serviços a seus clientes.
Assunto:
1- Por onde começar? O que considerar na definição de processos?
Devemos começar na definição de processos, considerando as atividades a serem realizadas, os recursos necessários(ferramentas e equipamentos), os artefatos requeridos junto com os produzidos, os procedimentos e métodos adotados que definem o relacionamento de tarefas, o modelo de ciclo de vida utilizado e pessoas com habilidades, treinamento e motivação.
2- Nosso caso: Processos de software. Como atender? ISO 9001?
Falando sobre qualidade, podemos afirmar que a qualidade dos produtos depende fortemente da qualidade do processo usado para desenvolvê-los, claro que um bom processo não garante que os produtos produzidos são de boa qualidade, mas sem isso normalmente é um indício de que a organização não é capaz de produzir produtos bons, para atender a ISO 9001 temos que ter todos os processo documentados, organizados, estruturados, uma empresa sempre organizada para prevenir falhas e corrigir causa dos problemas, e também realizar uma sequência de processos e sub-processos necessários