Quais os pigmentos que existem nos cloroplastos
Biologia e Geologia – 10ºano
Quais os pigmentos que existem nos cloroplastos?
Data: 2012-Março-12
Professora: Fátima Dias
Trabalho realizado pela aluna:
- Catarina Santos, nº5
10ºA
Índice
Objetivos 3 Introdução 3 Material utilizado 4 Procedimento 4 Resultados 5 Discussão dos resultados 5 Conclusão 5 Bibliografia 6
Objetivos O principal objetivo deste trabalho experimental resume-se na observação dos diferentes pigmentos existentes nos cloroplastos, que se distinguem através da sua cor.
Introdução
Como já referi nos objetivos o trabalho experimental é os pigmentos que existem nos cloroplastos. O primeiro processo de autotrofia a ser conhecido foi a fotossíntese. Nas plantas superiores as folhas são os órgãos fotossintéticos mais importantes. Em termos globais, a fotossíntese pode ser traduzida da seguinte forma:
6CO2+12H2O→C6H12O6+6H2O
6CO2+12H2O→C6H12O6+6H2O
A água e o dióxido de carbono são captados do meio e a luz é absorvida pelas clorofilas. O oxigénio e as substâncias orgânicas sintetizadas têm uma importância fundamental não só na manutenção e desenvolvimento dos produtores mas também nos restantes componentes dos ecossistemas. Os cloroplastos é um organitos que possuem pigmentos fotossintéticos tendo, nas plantas superiores, forma ovóide. Possuem uma membrana dupla: membrana externa e membrana interna. Internamente, existe um material indiferenciado, o estroma. Os pigmentos fotossintéticos distribuem-se num sistema membranar formado por lamelas.
Fig.1: Cloroplasto.
Fig.1: Cloroplasto. Nos cloroplastos tem a função de realizar a fotossíntese, em que a energia luminosa é transformada em energia química.
Os pigmentos fotossintéticos são moléculas capazes de absorver radiações luminosas, são essenciais para o processo fotossintético, justificando um conhecimento mais aprofundado sobre essas substâncias.
É possível obter um extracto de