CLOROPLASTOS

1607 palavras 7 páginas
CLOROPLASTOS

O Que é Um Cloroplasto?
Um tipo de organela característico das células vegetais são os plastos. Os plastos são um grupo de organelas específicas de células vegetais, que possuem características semelhantes as das mitocôndrias como: membrana dupla e DNA próprio. Eles acumulam substâncias e são classificados de acordo com a natureza da substância armazenada. Os plastos incolores, que armazenam amido, lipídios ou proteínas, são os leucoplastos. Os plastos coloridos pela presença de pigmentos são chamados cromoplastos e, destes, os mais numerosos e importantes são os cloroplastos, nos quais ocorrem as reações da fotossíntese e que possuem o pigmento verde denominado clorofila.

Características dos Cloroplastos.
Os cloroplastos são as maiores e mais proeminentes organelas citoplasmáticas presentes nas células vegetais e podem variar em morfologia, quantidade e posição. Essas organelas medem cerca de 4µm de comprimento por 2µm de espessura. São envolvidos por duas membranas, uma externa contendo proteínas que garantem a permeabilidade a pequenas moléculas, e uma interna, com função contrária, ou seja, é impermeável a íons e metabólitos, os quais necessitam de transportadores específicos de membrana para serem carregados, entre ambas as membranas existe o espaço intermembranoso.
As moléculas de clorofila encontradas no cloroplasto ficam dispostas nas membranas internas da organela. Assim, captam a luz do sol com a máxima eficiência, pois é da luz solar que provém a energia necessária para o processo da fotossíntese.
Internamente, são ocupados por uma substância amorfa, líquida, o estroma. Grânulos de amido podem ser encontrados mergulhados no estroma.
Ao microscópio eletrônico, verifica-se a presença, dentro do cloroplasto, de um complexo sistema de membranas que constituem sacos achatados e unidos entre si. São os tilacóides. Nos vegetais, os tilacóides se arranjam como uma pilha de moedas. Cada pilha é chamada granum e o conjunto de granum é chamado

Relacionados