Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?
Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?
Com base nos textos dos artigos citados na aula 3 (três) creio que a dificuldade brasileira para a implantação do conhecimento novo se dá pelo fato de que as empresas brasileiras não “querem fazer investimentos” em cursos palestras entre outros, para não gerar gastos, já que esse investimento no conhecimento por muitas vezes tem retorno em um período longo. Além do que, não vêem o conhecimento Tácito (aquele que de difícil externalização que é um conhecimento que provem da pessoa “individuo” e é fruto das experiências vividas) como uma fonte de produtividade, conhecimento e inovação ou mesmo tem dificuldade de gerenciar o conhecimento Tácito.
Algumas empresas brasileiras já adotaram a Gestão do conhecimento como fonte geradora de mecanismos para identificar novos talentos, que troquem experiências, idéias e inovem e vêem o conhecimento como um ativo intangível de valor. Mas, ainda a muito o que fazer, visto que empresas fora do país tem um Gestor responsável dentro da companhia somente para controlar a Gestão do Conhecimento, criando e aplicando ferramentas para externalização do conhecimento Tácito. Porém, não basta extrair idéias e informações se não souber utilizá-las, para elas serem aplicadas exige um estudo detalhado. A Gestão do Conhecimento ainda é uma prática nova nas empresas brasileiras e somente aquelas que verem isso como uma fonte geradora de recursos, idéias, inovações sairão na frente.
Fontes:.
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/gestao-do-conhecimento-nas-organizações/10853/ Postado em 24 de maio de 2005, às 02h03min, por Moises Costa.
http://www.pucrs.br/feng/civil/professores/giugliani/Gestao_Artigo_03_Elaine_Leite_GC_em_Empresas_Brasileiras.pdf Postado em abril de