Quadro Unidade1 1
Período
Grau de Universalidade
Grau de Participação do Estado
Grau de Descomodificação da Força de Trabalho
Antes de 1988
Baixo
Alto
Médio
Depois de 1988
Alto
Médio
Alto
Observações: “Grau de Universalidade” que define a abrangência do sistema de proteção social.“Grau de Participação do Estado”, que leva em consideração o grau de esforço de uma nação para a proteção social. “Grau de Descomodificação” da Força de Trabalho que avalia em ultima análise a valorização da força de trabalho de um determinado país.
PARTE II – Síntese sobre as principais diferenças e semelhanças entre os dois períodos (antes de 1988 e depois de 1988)
Grau de Universalidade (antes de 1988): Atuação do Min. De Saúde administrava apenas serviços básicos, como por exemplo, vacinação e auxilio médico-hospitalar para poucas doenças, servia à mendigos e indigentes, mas também a quem não era atendido pelo Inst. De Assistência Médica da Previdência Social. Criado pelo Regime Militar em 1974 era uma autarquia filiada ao Ministério da Previdência e Assist. Social. Nesse período a oferta médico-hospitalar era limitada, restrita e poucas pessoas tinham acesso. O Estado não se sentia na obrigação de oferecer um sistema de saúde digno a toda população.
Grau de Universalidade (depois de 1988): Ao longo da década de 80, o INAMPS passou por diversas mudanças com a universalização progressiva do atendimento passando a ser o Sistema Único de Saúde. Em 1986, José Sarney abriu a 8ª Conferência Nacional de Saúde, que além de ter sido a primeira aberta à população, também foi um marco na história do SUS. Essa conferência propagou o movimento da Reforma Sanitária, implantando o SUDS- Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde que unido ao INAMPS e os governos estaduais formou bases para a seção de saúde da Constituição de 1988. Após a constituição de 1988, ficou definido e determinado que a saúde é direito de todos e dever do Estado. Entende-se que o Estado passa a