Quadro comparativo da infância desde anos 90 até dias de hoje
- A criança podia brincar na rua de amarelinha, passa-anel, pula corda, corrida de saco, esconde-esconde, cobra-cega, queimada... sem que os pais ficassem preocupados, pois não havia tanta violência. Possuíam bicicleta, patinete e patins
- Assistia programas infantis como Bananas de Pijamas etc.
- Quase em toda residência tinha uma rede ou um balanço.
- As meninas ainda gostavam de brincar de bonecas e casinhas.
- Ouviam músicas de Sandy & Junior
- A Eliana, Angélica e a Xuxa, também faziam sucesso entre as crianças.
- Seus pais compravam gibis e livros de desenhos para colorir. - Livros e filmes de Contos de Fadas. As crianças sabiam todas as histórias.
- Adoravam a Festa Junina da escola.
- Bolinha de gude, Pula corda, Esconde- esconde, entre outras brincadeiras Enfim as crianças exploravam as habilidades lúdicas e cresciam livremente... Ainda existia respeito e autoridade dos pais, o que os pais falavam era respeitado.
Anos 2000 – Infância da tecnologia
- 14 anos se passaram dos anos 90 para os anos 2014. Pouco tempo em se tratando de geração, mas o suficiente para que houvesse uma grande mudança na vida das crianças.
O videogame passa a dominar esse período, e as crianças já não tem liberdade para brincar na rua por conta da violência.
Cada vez mais as brincadeiras comuns entre as crianças tornam-se obsoletas entre essa geração.
Chega a internet, com desenhos e jogos computadorizados e sofisticados. O celular, que seria somente um meio de comunicação e segurança para os pais e filhos passou a ser um instrumento que as crianças não largam do horário em que acordam até o horário em vão dormir. A conversa com pais e amigos passou a ser virtual, seja pelo computador ou pelo celular usando os dispositivos de internet.
A comunicação entre pais e filhos está difícil, as crianças estão mais agressivas e consumistas. A educação que antes era dada pela mãe, hoje em dia em