Qqqqqqqqqqqq
RADIAÇÃO TÉRMICA
LONDRINA
2015
RESUMO
Todo o corpo emite e absorve radiação. Quando a temperatura do corpo é maior que a do ambiente onde ele está inserido, a taxa de emissão é maior que a taxa de absorção. Neste trabalho serão analizadas as taxas de radiação para as diferentes superfícies de um Cubo de Leslie para se estudar a dependência da radiação térmica com a textura da superfície emissora, assim como a relação entre a intensidade da radiação térmica de uma lâmpada e a distância em que o sensor encontra-se. Também será estudada a lei de Stefan-Boltzmann e a dependência do valor desta intensidade de radiação térmica com a temperatura.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. CUBO DE LESLIE 4
4. LEI DE STEFAN-BOLTZMANN 8
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1. INTRODUÇÃO
Foi o estudo da radiação térmica emitida por corpos opacos que forneceu os primeiros indícios da natureza quântica de radiação. Quando uma radiação incide em um corpo opaco, parte é refletida e parte é absorvida. Os corpos de cor clara refletem a maior parte da radiação visível incidente, enquanto os corpos escuros absorvem a maior parte da radiação. A radiação absorvida pelo corpo aumenta a energia cinética dos átomos que o constituem, fazendo-os oscilar mais vigorosamente em torno da posição de equilíbrio. Como a temperatura de um corpo é determinada pela energia cinética média dos átomos, a absorção de radiação faz a temperatura do corpo aumentar.
John Leslie, físico e matemático escocês, dedicou grande parte de sua vida no estudo da termologia, tendo inventado o cubo de Leslie em 1804. A forma de mais complicada compreensão de transmissão de energia é a radiação. Durante anos pesquisadores propuseram modelos para este fenômeno, até que James C. Maxwell propôs que esse enegia térmica se propaga na forma de campos elétricos e magnéticos, ortogonais entre si.
Todos os corpos que não estejam à