QMC5106 AULA 07

860 palavras 4 páginas
Química Geral (QMC 5106)

Aula 07:

Solubilidade e
Interações Intermoleculares
Profa. Dra. Dalila Venzke

O conhecimento das propriedades físicas dos compostos orgânicos, como temperatura de fusão, temperatura de ebulição, solubilidade em um determinado solvente, dependem diretamente das forças intermoleculares.

Forças Intermoleculares são as forças que mantém as moléculas unidas umas com as outras.

FORÇAS INTERMOLECULARES
Se não existissem todas as substâncias moleculares seriam gasosas!!!
As forças intermoleculares têm origem eletrônica: surgem de uma atração eletrostática entre nuvens de elétrons e núcleos atômicos.
1) Forças dipolo-dipolo: moléculas polares neutras se atraem quando o lado positivo de uma molécula está próximo ao lado negativo da outra (dipolo permanente).
Quanto mais polar a molécula, mais forte as interações.

atração eletrostática entre os dipolos opostos

LIGAÇÃO DE HIDROGÊNIO (Tipo especial de interação dipolo-dipolo)
O átomo de hidrogênio tem propriedades especiais por ser um átomo muito pequeno
(1 único elétron) formando assim um tipo especial de atração intermolecular entre o átomo de hidrogênio e algum outro átomo pequeno de forte eletronegatividade
(F, O ou N).

Atração excepcionalmente forte!!! Altos Pontos de Fusão e Ebulição.

2) Forças dipolo-dipolo induzido (dispersão de London): ocorre entre grupos apolares
(moléculas sem momento dipolar). São causadas pela aglomeração (acúmulo) de elétrons em uma determinada região da molécula. Nesse caso, tem-se a indução de um pólo de natureza elétrica, o qual pode ser momentâneo.

Molécula apolar Dipolo momentâneo Dipolo induzido Como essas interações são fracas, relativamente pouca energia é necessária para rompê-las, resultando em baixos pontos de fusão e ebulição.

3) Forças Íon-Íon: As forças que mantêm os íons unidos no estado cristalino são forças eletrostáticas intensas da rede, que atuam entre os íons positivos e negativos na estrutura cristalina ordenada.

Acetato de sódio:

Relacionados