Qiomica

1025 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO
Este relatório é referente à aula pratica sobre o teor do álcool ético anidro contido na gasolina a partir do processo de extração.
A gasolina é uma hidrocarboneto volátil derivada do petróleo, tendo como uma da suas principais características a octanagem.
O álcool etílico anidro é um solvente que quando adicionado à gasolina aumenta a sua octanagem fazendo com que ela fique com o melhor rendimento possível. Esse total de álcool que e adicionado à gasolina é regulamentado por lei da ANP (Agência Nacional do Petróleo ).
O processo de extração é um método utilizado para separar compostos baseado na solubilidade e afinidade dos líquidos constituintes.

OBJETVO
Esta experiência tem como objetivo determinar o teor de álcool etílico anidro na gasolina a partir do processo de separação.

Reagentes e Materiais utilizados
100 ml Gasolina tipo C gelada, pois a gasolina e volátil.
100g de cloreto de sódio
Água destilada
Suporte universal
Funil de separação
02 Béquer
Balão volumétrico de 500 ml
Bastão
02 Provetas de 100 ml
02 funil de vidro

PASSOS DO PROCEDIMENTO
Inicialmente vamos colocar a luva e preparar a solução de cloreto de sódio a 10%.
Já que o nosso balão volumétrico e de 500 ml vamos colocar o cloreto de sódio dentro do béquer e medir 50g na balança analítica que o correspondente para preparar a nossa solução a 10% de cloreto de sódio. Feito isso retiramos o béquer de dentro da balança analítica e adiciona água destilada dentro do béquer, utiliza o bastão para homogeneizar, coloca essa mistura dentro do balão volumétrico utilizando o funil de vidro, é preciso transferir todo o soluto para o balão volumétrico, adiciona mais água destilada dentro do balão volumétrico ate a linha da aferição, faz à leitura do volume observando a parte inferior do menisco tudo certo, tampa o balão volumétrico e homogeniza a solução, feito isso está pronta a nossa solução a 10% de cloreto de sódio.
Agora vamos dar inicio ao processo de extração,

Relacionados