qeweryyuiio
2095 palavras
9 páginas
. Psicologia Ensino SecundárioMétodos e Técnicas
Método Introspectivo . Método Experimental
Nas investigações em psicologia são usados diversos métodos e técnicas. Os métodos correspondem ao conjunto de procedimentos utilizados na investigação, e as técnicas aos processos práticos usados em cada método.
Algumas correntes da psicologia, como o associacionismo, o behaviorismo ou a psicanálise estão ligadas a métodos específicos. Este principio não pode hoje ser generalizado, dado a diversidade de metodologias que os psicólogos podem recorrer nos seus trabalhos. A escolha de um método depende dos objectivos que se tenham em vista atingir, os recursos e o tempo disponível.
1. Método Introspectivo
Método aplicado Wundt como forma de estudar as estados de consciência do indivíduo submetidos a certas experiências.
- A observação é feita pelo próprio indivíduo que revive a experiência interior retrospectivamente.
- Não existe separação entre o objecto (o que está a ser observado) e o observador (aquele que observa). Esta situação coloca o problema da subjectividade desta metodologia de pesquisa.
Algumas das limitações do método introspectivo: não pode ser aplicado a crianças, doentes mentais, a pessoas com dificuldades de verbalização, assim como aos animais.
2. Método Experimental
Os psicólogos que aplicaram e desenvolveram este método, como Watson, centram-se quase que exclusivamente no estudo do comportamento humano, em ambientes laboratoriais, controláveis e modificáveis, seguindo os mesmos princípios metodológicos usados pelos físicos e químicos no estudo da natureza.
Pretendem estabelecer medidas cientificas sobre o comportamento dos seres vivos, homens ou animais, determinando as suas leis gerais sempre que ocorrem condições idênticas. Estas leis permitiriam não apenas explicar o comportamento, mas também prevê-lo e controlá-lo.
- A observação centra-se em dados exteriores ao observador,