Pós graduado
Antigamente, por exemplo na criação de softwares, tudo era feito de forma desorganizada e desordenada, era comum os profissionais sentarem na frente do computador e programarem até alcançar o que lhes era proposto, o que sempre nem dava certo. Com a criação da Engenharia de Software essa forma de trabalho foi descartada, pois com o passar do tempo os softwares foram ficando mais aprimorados e com uma necessidade de entrega muito mais veloz. Com isso surgiu a grande necessidade de se elaborar e conhecer a proposta do cliente para só então começar a executar para se chegar a o resultado esperado.
O profissional de TI antigamente tinha apenas uma visão técnica dos projetos, com a popularização da Gestão de Projetos, o profissional da área de TI necessitou de uma formação ao qual lhe fornecesse além de uma visão técnica, também uma visão estratégica gerada através da gestão de Projetos. Então, o aprendizado de como gerir processos, aquisições, entre outros, se tornou vital para o dia-a-dia do profissional dessa área, pelo fato de que o gestor de uma empresa de TI não tem que se importar somente com a tecnologia, pois existe uma estrutura (pessoas, fornecedores e etc.) ao qual é necessário se atentar, porque esse tipo de ramo, a necessidade de passar para o cliente um produto de qualidade é vital.
Apesar da Gestão de Projetos se mostrar muito eficiente para a realização de projetos a implantação muitas vezes se torna difícil, pois alguns fatos não contribuem para uma boa transição na maneira de se trabalhar em algumas empresas. Como a maioria das equipes de TI são pequenas, muitas vezes é um grande problema para o gestor fazer a distribuição dos profissionais, escolher quem trabalhara na parte da produção e quem trabalhara na parte da estruturação dos projetos que serão colocados