PULAR EL STICO
O Pular Elástico é uma daquelas brincadeiras antigas, com origem na cultura africana. Essa brincadeira está presente na memória da maioria das crianças que concerniram entre as décadas de 1980 e 1990, até os primeiros anos do século XXI.
É uma brincadeira relativamente simples, recomendada para crianças acima de 6 anos. A atividade favorece a coordenação motora, concentração e raciocínio das crianças, desenvolve a capacidade cardiovascular, além de promover a socialização e cooperação. É importante considerar, também, o excelente trabalho muscular que a brincadeira proporciona.
Existem inúmeras maneiras de brincar. Na verdade, a essência é criar uma sequência qualquer (pisa dentro, pisa fora, pisa em cima) e tentar executá-la sem errar. Quem conseguir executar sem errar a sequência, passa para uma nova fase que pode ser outra sequência - ou a mesma sequência - todavia com o elástico aparecendo, contudo, em uma altura ligeiramente superior à da sequência anterior.
É ideal para qualquer local onde haja certo espaço – inclusive dentro de casa -, mas é interessante, sobretudo, que a brincadeira seja promovida no quintal, em parques ou praças.
Por infelicidade, com a predominância de dispositivos eletrônicos entre as crianças da geração atual como, por exemplo, vídeo games e smartphones, e a insegurança das grandes cidades, o pular elástico e outras brincadeiras, que marcaram a infância de inúmeras pessoas, submergiram-se. A televisão também aparece com um papel de destaque, neste sentido.
Cabe à família orientar a criança e contribuir para o seu desenvolvimento. Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança reproduz o seu cotidiano. Brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, facilitando, porém, a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
Ademais, a brincadeira favorece o desenvolvimento individual da