Publicidade e Propaganda: estudo das mensagens subliminares presentes nas propagandas
Autor do 3ºEnsino Médio
Vinicius de Carvalho Fernandez, n°20
Orientador(a): Professora Cida
São Paulo
Setembro
2014
Introdução
Propaganda é um fenômeno tão impregnado na sociedade que muitas vezes, parece-nos comum conviver com elas. Mas não é. É preciso ter um bom senso critico para conseguir fazer uma analise cuidadosa de algumas propagandas que permeiam os maios de comunicação.
A língua escrita é sabidamente, carregada de ideologia. Assim, tudo que é escrito deve ser avaliado com cuidado. A propaganda impressa pertence também ao universo ideológico que tanto afeta a mentalidade das pessoas.
Ela não pretende apenas reduzir o seu papel à venda de algum produto. Ela faz isso, mas ela vai além, por conta do fator ideológico.
Palavras relacionadas, imagens, cores refletem muito mais que um objetivo capitalista de alcançar lucro. Propagandas impressas veiculam, também, uma ideia subliminar de poder, de preconceito de domínio e outros. O domínio de ideologia implica uma forma de domínio.
Muitas vezes, a intenção da propaganda, não é a ofensa, o desprestigio. No entanto, ela pode fazer tudo isso, sem perceber. O publicitário mesmo bem intencionado, pode divulgar conceitos pejorativos e até ofensivos contra as mulheres, por exemplo. Propagandas que divulgam a imagem da mulher reduzida a apenas ao olhar sexual e exemplificam tal tese. Cerveja não é vendida apenas como produto. Vende-se além do liquido amarelo, u, concito da embalagem que promete muito mais do que é capaz de fazer. Indo mais além, a maioria das propagandas desse produto esta articulada a imagem feminina como um ser belo, disponível para o consumo, assim como o produto em si.
Desta forma, o que é veiculado esta impregnado da ideologia machista de que o sexo feminino é um produto a ser consumido. O publico alvo é, na maioria das vezes, o homem, adulto e com um relativo