Puberdade
O que é a Puberdade?
A sexualidade existe desde o desenvolvimento embrionário e é marcada por diferentes fases de manifestações sexuais. Na infância, com exceção dos órgãos genitais, o corpo das raparigas é muito semelhante ao dos rapazes, sem cintura e ancas pronunciadas, os ombros estreitos, o peito liso, pequenos mamilos e um tom de voz parecido. Durante o seu crescimento, à medida que se vão desenvolvendo, os seus órgãos genitais vão amadurecendo até fcarem prontos para poderem ser pais e mães quando forem adultos. Na puberdade, uma pequena glândula situada na base do cérebro chamada pituitária ou hipófse, liberta substâncias químicas (hormonas) no fluxo sanguíneo. Estas substâncias atvam o processamento das glândulas sexuais provocando o seu funcionamento. Nas raparigas, estas glândulas são os ovários e nos rapazes são os testículos. Estas alterações fsiológicas não acontecem a todos os rapazes e a todas as raparigas ao mesmo tempo. Cada indivíduo tem o seu próprio ritmo, o qual deve ser respeitado. Contudo, sabemos que a puberdade começa geralmente entre os 8 – 12 anos e está completa quando termina o processo de desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários (masculinos e femininos); normalmente, este processo caracteriza-se pela aquisição da capacidade reprodutva.
Na rapariga, a puberdade começa com o aparecimento da menarca (primeira menstruação) e no rapaz inicia-se com a possibilidade de ejaculação e com os primeiros "sonhos molhados”. Isto surge frequentemente entre os 12 e os 14 anos, apesar de variar consoante o ritmo de crescimento de cada um. A puberdade signifca um conjunto de alterações físicas que acontecem na vida dos rapazes e das raparigas que marcam o início de uma etapa muito importante, a adolescência.
Que mudanças surgem nas raparigas?
Nas raparigas observa-se um aumento na altura e no peso, as ancas alargam e tornam-se mais redondas, os seios desenvolvem-se e começam a crescer os pelos púbicos, a pele fca mais