PSPS
Ao se chegar ao hospital, o paciente vai para a recepção, onde consulta sua ficha de cadastro. Logo depois, há a classificação do nível de risco do paciente na sala de acolhimento por um profissional da área da enfermagem. Então, dependendo do nível em que se encontra, o paciente pode ir para o corredor, onde esperará por sua consulta, ou ir direto para o atendimento.
O Hospital adota o método ``mãe canguru`` para o cuidado das mães com os recém nascidos de baixo peso. Essa assistência neonatal implica no contato pele-a-pele precoce entre mãe e recém nascido de baixo peso, de forma crescente e pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente, permitindo, dessa forma, uma maior participação dos pais no cuidado aos recém nascidos.
O hospital ainda possui no setor de internação: dois repousos médicos e da enfermagem. Quatro quartos de pediatria com 5 leitos cada um, 2 quartos com 5 leitos de ginecologia, dois quartos de osbstetrícia com 7 leitos cada. Há a ocorrencia de partos normais em um quarto e cesária em outro. Há uma sala da Itpac para a prátrica de ginecologia e obstetrícia. Brinquedoteca, farmácia do hospital, posto de enfermagem, sala de expurgo, unidade neonatal (para crianças de baixo peso e ictéricos, além desses sintomas são encaminhados para Palmas), sala da mãe nutris.
Por ser um hospital do Sistema Único de Saúde, a mulher não tem direito de escolha sobre seu tipo de parto. O ideal, de acordo com a OMS, seria de no máximo 15% de todos os partos serem cesária. Quanto