psicopatas
O assunto escolhido para o presente estudo científico foi os aspectos psicológicos da violência contra a mulher.
1.1 Delimitação do Tema
O assunto escolhido para a realização da pesquisa científica será delimitado no estudo dos aspectos psicológicos da violência física contra a mulher no âmbito da relação conjugal.
2 Problema
A violência física contra a mulher no âmbito privado – da relação conjugal – é um fator sobre o qual cada vez mais a sociedade discute. Cabe, desta forma, a seguinte questão de pesquisa: quais são os aspectos psicológicos da violência física contra a mulher na relação conjugal?
3 Hipóteses
Um dos principais aspectos psicológicos da violência física contra a mulher na relação conjugal refere-se à depressão que acomete a mulher quando se sente impotente diante de seu agressor, submetendo-se, assim, a novas investidas dele, sem apresentar qualquer reação para defender-se ou mesmo para dar um fim às sucessivas agressões.
Apesar do aumento no número de ocorrências feitas por mulheres em situação de violência física no âmbito da relação conjugal, pode-se afirmar que muitos traumas ficam na mulher resultante desse tipo de violência, principalmente aqueles relativos a sua capacidade em estabelecer relações sadias e equilibradas emocionalmente.
4 Justificativa
O presente estudo intitulado, “Aspectos Psicológicos da Violência Física Contra a Mulher na Relação Conjugal”, foi motivado devido à preocupação com o crescente número de mulheres agredidas, por seus maridos ou companheiros, e da necessidade de se identificar quem são essas mulheres e como vivem e como estão reagindo diante de uma agressão física.
Nos últimos anos, na cidade de Porto Velho, foi registrado um grande índice de denúncias feitas por mulheres cansadas de serem espancadas, numero esse que tende