Psicometria Prática 10
1) Descreva as etapas para a construção de uma escala de atitudes.
R. 1°) Escolha do Objeto Psicológico: Essa escolha deve estar impregnado de conotação de ordem emocional e afetiva, sendo polemico para a população à qual a escala se destina. A escolha atitudinal pode ser ditada por considerações intrínsecas à formulação de um problema de pesquisa.
2°) Delimitação do Universo de Conteúdo: Essa fase abrange a forma mais ampla, o universo do conteúdo. As afirmativas são regidas a partir das especificações do objeto psicológico, partindo-se de várias fontes de consulta como a coleta de definições em dicionários e obras especializadas, redação de conceituação por pessoas abalizadas, pesquisa bibliográfica e entrevistas.
3°) Redação das Afirmativas: Conjunto de frases a respeito do objeto psicológico visado, com diversos graus de favorabilidade e se desfavorabilidade em relação ao objeto. Para a redação são utilizados alguns critérios:
- Utilização de linguagem compreensível para a amostra de sujeito à qual a escala será aplicada.
- Utilização de frases relativamente curtas e que contenham uma só ideia.
- Evitar frases ambíguas, irrelevantes e radicais.
-Evitar frases factuais.
4°) Primeira Aplicação Experimental: A escala deverá ser aplicada a uma amostra representativa da população à qual se destina. Objetos dessa aplicação vão determinar os pesos de cada opção de resposta, assim como selecionar de vinte a vinte e cinco afirmativas que vão compor a forma final da escala.
5°) Determinação da precisão/ fidedignidade da escala: A técnica utilizada é a do teste-reteste mediante a aplicação sucessiva da escala ao mesmo grupo de sujeitos. Deve-se prestar a atenção ao intervalo de tempo utilizado entre as duas aplicações da escala para minimizar a influência de fatores que possam afetar a atitude dos sujeitos componentes da amostra.
6°) Determinação da validade da escala:
-Validade de conteúdo: Garantir na delimitação do