Psicologia e serciço social
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE: PSICOLOGIA E SERCIÇO SOCIAL
Aquidauana – MS, 2012.
Universidade Anhanguera – Uniderp
Pólo Aquidauana
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE: PSICOLOGIA E SERCIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado a Professora Ma. Helenrose A. da S. Pedrosao Coelho, da disciplina Psicologia e Serviço Social, de característica semipresencial, do Quarto Semestre, do curso de Serviço Social.
Aquidauana – MS, 2012.
Introdução
Etapa 1 – O que é Cultura? Quais as manifestações culturais apresentadas no filme?
O que é cultura?
Ao longo dos anos vemos um conjunto de idéias que nos mostra o significado de culturas, que é comportamentos, símbolos e praticas sociais artificiais (isto é, não naturais ou biológicas) aprendemos de geração em geração por meio da vida em sociedade. Também como termo geral, cultura significa a herança social e total da humanidade; como termo específico, uma cultura significa determinada variante da herança social. Assim, cultura como um todo, compõe-se de grande número de culturas, cada uma das quais é características de certo grupo de indivíduos. Cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquirida pelo homem como membro da sociedade”
Quais as manifestações culturais apresentadas no filme?
O filme apresenta inicialmente a policia militar convencional do Rio e Janeiro que está tomada pela corrupção, dinheiro vindo do jogo do bicho ou das propinas que ganham pela venda de armas aos traficantes. Totalmente pautada em situações que se baseiam em relatos de fatos reais, que lhe foram feitos por Policiais Militares estes hábitos ou costumes que esses policiais praticam em seu dia-dia, vemos como um exemplo de cultura porque usam desses comportamentos para se manterem ou até sobreviverem lutando entre