Psicologia e processos clínicos i
RELATÓRIO DE ESTÁGIO ESPECÍFICO:
Psicologia e Processos Clínicos I
Rodrigo sena
Junho/2012
1) APRESENTAÇÃO
O Estágio que se inicia em 2012, está dando continuidade ao iniciado na mesma instituição em 2011.
Pretendeu-se alcançar os conteúdos relativos a experiência de estágio supervisionado em Psicologia Clínica, bem como o acervo literário das teorias que orientaram a prática clínica e a constituição do saber. Colaborando de forma preciosa para o aprendizado e a prática, que é de suma importância e com ênfase e citações como Carl Rogers (2008), Ana Maria Lopes Cabo de Feijó entre outros enriqueceram para a construção do mesmo.
O momento da terapia possibilita é dado ao paciente a possibilidade expressar suas angústias e conflitos internos. Em cada sessão há uma nova experiência. E assim se vai construindo uma rede de saber pautados na experiência clínica atrelados ao saber teórico.
O pensamento que norteou este relatório se baseia na ênfase do Estágio de Psicologia Clínica, a importância na prática do atendimento supervisionado que nos trouxe como consequência uma segurança inicial necessária ao abordar os pacientes, pois foi uma experiência rica e única, para cada caso, cada sessão, há uma nova experiência. E assim se vai constituindo uma rede de saber, pautados na experiência do ambiente clínico, atrelados ao saber teórico. Nele está inserida a abordagem prática, bem como o relato de um caso clínico, fruto do nosso trabalho.
2) JUSTIFICATIVA
A importância do Estágio é buscar na prática o que aprendemos nestes anos em sala de aula. A cada encontro, ouvindo e acompanhando os pacientes, no local do estágio, trouxe-nos a certeza de nossa escolha. Torna-se a cada dia, um desafio cada vez maior em melhorar, aprimorar mais e mais o conhecimento e levar a saúde psicológica a cada paciente.
Este relatório de Estágio se justifica pela importância de vivenciar o atendimento clínico e especialmente, contribuir para uma melhor formação