PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
O presente trabalho busca expor de forma clara e objetiva o que é gestão, e procuramos explicar a gestão escolar e a educacional.
Gestão está relacionado a administração. E administração é uma atividade humana que se refere à condução do trabalho de um grupo de pessoas, que busca organizar, coordenar, dirigir, conduzir, acompanhar, controlar, decidir, avaliar, prever, planejar e que buscam atingir um objetivo.
Elaboramos uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, onde entrevistamos o Senhor Elias, Gestor responsável pela administração geral do Estado em Naviraí e a Senhora Sandra Isabel B. Nespolo Freitas, diretora da Escola Estadual Juraci Alves Cardoso.
2. DEFINIÇÃO DE GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR
2.1 Conceito de Gestão
O conceito de administração foi inicialmente desenvolvido por Henry Fayol. Ele compete à gestão atuar nas atividades de planejamento, organização, direção, coordenação, acompanhamento, avaliação, prevenção, liderança e controle de forma a atingir os objetivos organizacionais pré-determinados.
E para desempenhar essas funções os gestores recorrem às técnicas cientificas. É por isso que a gestão pode ser considerada uma ciência na medida em que comporta uma acentuada componente cientifica.
Mas ela também pode não ser considerada como uma ciência na verdadeira acepção da palavra, pois as teorias gerais demonstradas cientificamente raramente são suficientes para o processo de tomada de decisões.
2.2 Gestão Educacional
Segundo Dourado (2007), a gestão educacional tem natureza e características próprias, ou seja, tem escopo mais amplo do que a mera aplicação dos métodos, técnicas e princípios da administração empresarial, devido à sua especificidade e dos fins a serem alcançados.
DOURADO também fala que a escola é compreendida como uma instituição social, tendo sua lógica organizativa e suas finalidades demarcadas pelos fins político-pedagógicos que extrapolam o horizonte custo-benefício.
Gestão