Psicologia na Internet e Redes Sociais
Trabalho de Psicologia
A Psicologia na Internet e Redes Sociais
São Paulo
2013
FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO
GABRIEL ROSSETT – RA 121262
LUCAS GONÇALVES DE ALMEIDA – RA 121186
RITCHELY PEREIRA LOPES – RA 121163
3ºA – JORNALISMO
Trabalho de Psicologia
A Psicologia na Internet e Redes Sociais
Trabalho apresentado junto a disciplina de Psicologia da Comunicação da Faculdade Paulus de
Tecnologia
e
Comunicação,
ministrada pela Profa. Dra. Cleusa
Sakamoto, como requisito parcial para obtenção de nota bimestral.
São Paulo
2013
INTRODUÇÃO
A psicologia e a comunicação nunca estiveram tão envolvidas como no mundo de hoje. Os estudos das teorias da comunicação aliados aos avanços da ciência psicológica, contribuem para o desenvolvimento de novos formatos de abordagem ao público que ampliam as possibilidades de melhoria dos veículos de publicidade, jornalismo, assessorias de imprensa, dentre outros.
A organização da produção de conteúdos comunicativos por meio de novas linguagens e métodos caracterizam processos que se diferenciam desde a criação até a publicação. Estudar o ser humano e o seu comportamento é essencial para que a mensagem chegue ao receptor de forma clara e eficaz e esta contribuição da psicologia pode transformar a visão do conteúdo e da forma com que a comunicação é veiculada.
A
comunicação
em
massa
que
se
intensificou
com
avanços
tecnológicos, que tem um exemplo singular com sua presença na segunda guerra mundial, expõe a perspectiva manipuladora de certos grupos detentores das informações sobre outros grupos, de acordo com seus interesses.
Ao lado do estudo dos processos de grupo e de teoria sobre o condicionamento de comportamentos, existe ainda, na psicologia, o estudo do processo criativo que mostra como o potencial construtivo das pessoas vem à tona para dinamizar os ambientes na sociedade,