Psicologia hospitalar
O Plano Cicloviário ora proposto pelo Município do Natal através da Secretaria de Mobilidade Urbana SEMOB, tem como base os estudos realizados para o plano integrado de Mobilidade Urbana de Natal/RN executado pela fundação
COPPETEC.
O Plano de Mobilidade teve como objetivo geral desenvolver propostas de políticas e ações para o sistema viário e o sistema de transporte em suas diversas modalidades,
capazes
de
propiciar
que
a
realização
dos
deslocamentos de pessoas e bens na cidade ocorra de forma sustentável, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico e social, colocando cada modo na função mais adequada a suas características.
A proposta aborda o Plano Cicloviário com o diagnóstico das condições de mobilidade de Natal e o Orçamento para a sua execução, dividido em 03 etapas da seguinte forma:
Etapas
01 – Eixos Central e Leste;
02 – Eixos Norte e Oeste;
03 – Eixo Sul.
1 - INTRODUÇÃO
O crescimento das cidades por meio da apropriação das áreas periféricas tem aumentado as distâncias a serem percorridas. A elevação das distâncias termina por estimular o uso do transporte motorizado para a realização das travessias, gerando um aumento da quantidade de veículos em circulação, principalmente de automóveis particulares. A preferência pelo automóvel decorre principalmente de fatores como ineficiência do sistema de transporte coletivo e flexibilidade inerente ao veículo particular no que concerne a itinerários e atendimento porta-aporta.
RUA ALMINO AFONSO, 44 – RIBEIRA – NATAL/RN
CEP – 59012-010 – CGC – 08.565.566/0001-72 – TEL(84)3232-9121-9126/08002814050-FAX(84)
3232-9122
Tal situação termina por gerar uma dependência do referido meio de transporte, o que conduz a utilização de automóveis para a realização de quaisquer deslocamentos, independente da extensão ou motivo da viagem, do que resultam grandes impactos na dinâmica de deslocamento urbano.
A incorporação do automóvel como meio