psicologia espotiva
727 palavras
3 páginas
Psicologia do EsporteTécnicas de Reforçamento:
Há dois tipos de reforçamento: positivo e negativo. Ambos fortalecem o comportamento e aumentam a probabilidade de repetição futura, no qual, o reforçamento positivo ocorre com a apresentação de um estímulo reforçador, enquanto o reforçamento negativo caracteriza-se pela remoção de um estímulo aversivo, ou seja, tudo aquilo que o sujeito deseja evitar.
No reforço positivo temos duas formas de caracterização de estímulo dentro do esporte: forma natural e arbitrária.
A forma natural é dada pela conseqüência do comportamento, de forma que, o estímulo utilizado para que esse comportamento tenha uma resposta positiva não tenha sido programado por outra pessoa, ou seja, depende somente de acontecimentos imprevisíveis dentro do esporte. Ex¹.: “Goleiro adiantado (estímulo) -> Chutar por cobertura (resposta) -> Gol (conseqüência)”
Ex².: “Jogador de basquete correndo em quadra (estímulo) -> Quebrou o saque do adversário (resposta) -> Impediu time adversário de fazer pontuação (conseqüência)”. Os reforçadores naturais são importantes, pois, através deles os atletas têm o sentimento de auto-realização e com isso tendem a treinar mais em cima dessa habilidade por conta própria. Conseguir tirar proveito de tais reforços é importante, pois, é possível “programar a habilidade dos treinos para a competição, mantê-la em longo prazo e auxiliar no desenvolvimento das habilidades psicológicas no esporte”.
A forma arbitrária é dada pela conseqüência de um resultado programado por alguém, o que geralmente é feito por meio de recompensas, seja por elogios, ou ganhos materiais. Ex¹: Recompensa material: “– Se você conseguir atingir tal meta, até o final do mês você receberá um aumento salarial.”
Ex²: Por elogio: “- Parabéns! Eu sabia que você conseguiria... Você foi ótimo e estou muito orgulhoso.”
Essa satisfação pessoal gerada através da recompensa cria uma motivação para que o indivíduo permaneça tendo o comportamento final