Psicologia escolar relato
O trabalho presente relata a experiência na área de Psicologia Escolar, realizado em uma escola de Gravataí.
A psicóloga nos disponibilizou seu tempo para passar algumas informações a respeito do seu cotidiano dentro da escola. Informou que alguns anos atrás participou da ação social, e através desse projeto percebeu que, era preciso de um espaço para a psicologia nessa escola, para alunos e professores, visando a bordar tanto os benefícios trazidos pelas intervenções quanto dificuldades encontradas. E que sua função dentro dessa instituição é avaliar as crianças com dificuldades escolares e também com comprometimento emocional. Além do trabalho escolar, atua em um consultório próprio.
Alguns de seus relatos enfatizam que se sente valorizada profissionalmente pelos seus colegas de trabalho de outras áreas e também pelos alunos/pacientes. Perguntei também se encontrava alguma dificuldade nos seu dia-a-dia: “Dificuldades todos encontram, mas não encaro como dificuldade, pois consigo resolver todos os problemas que o trabalho proporciona.” responde ela. Mas aponta um dos principais problemas que encontra em diversas escolas. Há alunos que apresentam sinais de TDAH- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, por exemplo, mas pais negam ou não aceitam que seu filho tenha alguns sintomas do tipo. Mas trabalho em cima do caso fazendo o possível para que os pais entendam e que os alunos possam ser encaminhados fazer o tratamento apropriado.
Além das dificuldades fala que é de suma importância ter um psicólogo presente em um ambiente escolar, apesar de alguns não terem. Há muitas crianças com problemas emocionais, conflitos e angustias. E com um psicólogo atuando na escola também irá poder participar no processo de aprendizagem, onde muitos professores deixam a desejar, proporcionando espaço de escuta, acolhendo suas demandas que são intensas tanto individuais como a turma em um todo, tentando familiarizar