Psicologia elementar na escola
Título:Psicologia na escola
Objetivo: Este trabalho tem como objetivo entrevistar um psicólogo atuante na área da educação e analisar criticamente as respostas dadas pelo mesmo.
Justificativa:
Através da elaboração de perguntas seguidas das respostas de um psicólogo e da nossa análise crítica, nos foi possível entender e aprofundar nossos conhecimentos no que se refere à disciplina de Filosofia Elementar e que muito contribuirá na nossa prática docente.
Introdução:
Entrevista realizada com a Psicóloga: Paola Kolberg – Formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – 2007. Atua na escola: Cinco Estrelinhas Escola de Educação Infantil há 2 anos. Atuando com as crianças e na formação continuada dos professores.
Desenvolvimento:
1) Ao observares as características das escolas de Psicologia: Psicanálise, Gestalt e Behaviorismo, qual a que mais te influencia quando na tua prática pedagógica?
Minha orientação de trabalho é psicanalítica, portanto nas minhas aulas, procuro apresentar aspectos desta linha teórica.
Análise: A educadora trabalha usando a teoria psicanalítica, ou seja, analisa usando a interpretação de fatos e sentimentos guardados no íntimo de seus educandos. Desta forma desnvolve o autoconhecimento dos mesmos.
2) As teorias de Freud são e continuarão sendo estudadas e aplicadas durante as práticas educacionais. No que se refere ao estudo dos mecanismos de defesa (repressão, negação, racionalização, formação reativa, projeção e regressão) quais são mais evidentes entre seus alunos, quando em momentos de aula?
Podemos observar o fenômeno de negação quando os alunos esquecem de realizar seus trabalhos, deveres de casa, assim como, quando no dia da prova o aluno comenta ter esquecido de estudar. A projeção aparece através de afirmações habituais, tais como: “a professora que me deu nota baixa” ou “a professora que não sabe explicar bem a matéria”.
Análise: Também é possível compreender os aspectos de