PSICOLOGIA DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
RESUMO
Este artigo analisa a psicologia do trabalho e sua atuação na vida do trabalhador e na construção civil. Observa também os campos de ação da mesma, onde age e sua importância. Examina o setor da construção civil e o impacto do mesmo na vida do trabalhador, bem como os perigos que geram e sua associação com a psicologia.
Palavras-chave: Desempenho – Estratégias – Indicadores.
1. INTRODUÇÃO
A construção civil está se tornando um setor bastante consolidado no âmbito nacional, trazendo benefícios sociais e econômicos para todo o país. É notória a sua evolução, na área tecnológica, pois há um investimento muito expressivo na modernização de máquinas e equipamentos, e em relação ao material humano já é percebido que as empresas estão revendo sua postura no que diz respeito à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Gestores das organizações percebem a relevância e a urgência em adotar medidas prevencionistas que não visem somente as segurança e saúde do operário, mas também a qualidade de vida do mesmo no seu ambiente de trabalho.
Precisa-se de questionamentos e preocupações referentes ao impacto causado por descarte de entulho ao meio ambiente feito pela construção civil, assim como a reciclagem, programas de sustentabilidade, a responsabilidade social e a ética. Estas questões se somam a uma preocupação mais ampla, a das seguranças, saúde e psicologia no trabalho.
Devido ao grande número de estudos sobre a psicologia do trabalho, surge um novo campo de estudos, a psicologia industrial, que é a aplicação dos métodos e descobertas da psicologia, para a solução de problemas industriais. O termo psicologia industrial aparece em várias obras, mas a maioria dos autores prefere utilizar o termo psicologia do trabalho, por ser mais abrangente.
2. DESENVOLVIMENTO
PSICOLOGIA DO TRABALHO E SEUS CAMPOS DE AÇÃO
Estuda-se a psicologia tendo em mente a ciência do