PSICOLOGIA DO CONSUMO ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA PROPAGANDA
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
PSICOLOGIA DO CONSUMO
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA PROPAGANDA
Bárbara Ellen
Belo Horizonte
2012
PSICOLOGIA DO CONSUMO
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA PROPAGANDA
Trabalho apresentado à disciplina Psicologia do consumo da escola de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, ministrada pelo professor Jardel como requisito parcial de avaliação.
Belo Horizonte
2012
A campanha
Em 1992 a agencia de publicidade de propaganda de São Paulo, W/Brasil, veiculou um comercial de televisão para a marca de chocolate Garoto e seu produto anunciado foi o chocolate “batom”. O slogan usado nessa campanha foi “Compre batom, seu filho merece batom”. O comercial é protagonizado pro uma criança do sexo feminino, vestida com roupas que faz relação a uma caricatura de hipnotizadora, lenço vermelho na cabeça e uma echarpe branca cobrindo os ombros.
Relação do produto anunciado com o consumidor
Não existe ‘a psicologia” e sim a psicologia que de diferentes vertentes analisa e estuda o comportamento humano. A ciência do comportamento intervém em diferentes fenômenos e através de cada vertente produz determinada avaliação.
Assim, com relação a propaganda da garoto é possível identificar uma descrição da psicologia.
Na interação organismo-ambiente como principio básico de analise de comportamento, SKINNER nos indica um comportamento pela modelação que consiste na imitação de determinado comportamento por repetição. Portanto, há uma intenção oculta de usar essa técnica ao simbolizar a hipnose do senso comum. A criança passa a brincar com esta ideia, diante do estímulo do chocolate no pendulo. A intensidade desse estimulo está no prazer do chocolate, na semelhança do chocolate com o batom.
Este texto publicitário é considerado um texto sincrético, pois une a linguagem verbal,