Psicologia Da Educa O Caracter Sticas Da Segunda Inf Ncia
Com base nos estudos da Unidade 3, elabore a seguinte atividade, que é constituída de duas partes:
1) Apresente e escolha uma fase do desenvolvimento (infância – primeira, segunda ou terceira infância, adolescência, vida adulta ou terceira idade) descrevendo as características da fase quanto ao desenvolvimento físico, cognitivo e emocional/social.
2) Com base nas características descritas, elabore uma atividade pedagógica que possa auxiliar no desenvolvimento dessas características.
Segunda infância
Tem seu começo por volta dos dois anos. Nessa época, a criança começa a utilizar sua linguagem oral, sua aptidão para locomoção e sua representação mental, encerrando-se aos seis ou sete anos. Portanto, as habilidades psicomotoras relacionadas à representação corporal, à lateralidade e à representação espaço-temporal, a aquisição da linguagem oral e a evolução do pensamento são aspectos fundamentais para essa fase do desenvolvimento.
A consciência da representação corporal inicia-se pela aquisição do conceito de esquema corporal. Assim, a criança percebe seu corpo por meio de cada parte, identificando-as e trabalhando seus movimentos, percebendo suas possibilidades e limitações. O corpo é, sobretudo, uma expressão da individualidade (PALÁCIOS et al., 2004).
Quanto à lateralidade, esta se refere à percepção de direita e de esquerda da criança. Essa noção se inicia com referência ao corpo, passando, depois, a usá-la com relação aos objetos. Apesar de morfologicamente simétrico, o corpo humano é funcionalmente assimétrico. Dessa forma tende-se a utilizar com maior destreza as partes direitas do que as esquerdas do corpo (PALÁCIOS et al., 2004).
A estruturação espacial é a conscientização da situação do corpo com o meio ambiente (pessoas e objetos). A criança não nasce com essa noção, mas a adquire à medida que interage com o meio através de seus movimentos.
As noções de corpo, de espaço e de tempo estão intimamente interligadas no