Psicologia aplicada
Psicologia do Trabalho e Organizacional
A psicologia aplicada na parte do trabalho é utilizada para compreender os problemas que cada funcionário de uma empresa passa e saber como resolver essa situação, tentando fazer o melhor para que as duas partes, chefe e funcionário, entrem em um meio termo. Muitas vezes também é utilizada no lado emocional de cada pessoa, que por via de muito trabalho acabam ficando estressados com a sobrecarga de serviço, nessa parte a psicologia aplicada atua na parte de ouvir o que cada funcionário tem a dizer, assim dando conselhos para um melhor rendimento.
Psicologia da Educação
Na parte da educação a psicologia aplicada atua na área do lado emocional, que muitas vezes atrapalha no rendimento do aluno e até as vezes do professor, que pode estar passando por um problema particular ou familiar. Esse que passa por esse problema pode procurar uma ajuda psicológica para que fale sobre seus problemas e em acordo com o psicólogo entrar em uma solução ou uma saída para esse problema, tendo assim um melhor rendimento e mais concentração e foco no estudo.
Psicologia na Área da Saúde
A área da saúde abrange muitos problemas que podem ser mínimos ou gigantes, indo até casos de óbito. Por isso a psicologia tem que atuar fortemente nessa parte, desde atender o doente, procurando entender seus problemas e saber como confortar o paciente para que ele não fique pior sabendo da gravidade do caso, até a parte dos familiares, que ficam muito abalados com a falta que o doente faz em casa e sabendo que ele está em um hospital correndo riscos, e isso acaba afetando no rendimento nos outros dois itens acima, trabalho ou educação. O psicólogo tem que saber como tranquilizar todas as partes, conversando e entendendo cada lado e procurando uma melhor saída para o problema.
Psicologia na Área da Administração
Na parte da administração, a psicologia atua na parte da relação entre chefe e funcionário, que muitas vezes acabam