Psicologia Aplicada a Engenharia
1- O que é o conhecimento do senso comum e conhecimento científico? De exemplos dos dois tipos de conhecimentos.
Senso Comum: é uma forma de pensar, agir e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade e que se acumula no decorrer dos tempos, baseia-se na subjetividade, atravessando gerações e gerações perpetuando hábitos e tradições, é intuitivo, é simples e espontâneo, sem sistematização de metodologia, e sua forma de aprendizagem se dá por forma de erros, é um conhecimento empírico. Ex: tudo que sobe, desce!
Conhecimento Científico: tenta explicar por meios de estudos, análises, experimentação, Observação, uma resposta científica para determinada questão. É a busca da ordem, e uniformidade das relações entre eventos da natureza. Lida com problemas mais complexos e procura explicá-los por meios científicos. Ex: A Lei da Gravidade formulada por Isaac Newton utiliza-se de cálculos para explicar a regra de atração existente entre os corpos, comprovando que tudo o que for lançado para cima ou que estiver no alto tenderá a ir de encontro ao chão porque existe uma lei que diz que “Duas partículas se atraem com forças cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa”.
2- O que é subjetividade e porque ela não é inata?
Síntese singular e individual que cada um de nós constrói conforme vai vivenciando as experiências da vida social e cultural. É construída internamente a partir dos estímulos e vivências externas. Enfim, a subjetividade é a maneira de sentir, amar, pensar, fantasiar, sonhar e fazer de cada um.
A subjetividade não é inata porque ela precisa da vivência do mundo externo para ser construída. E essa construção é feita aos poucos, Enquanto o indivíduo modifica o mundo exterior constrói sua subjetividade [em seu interior ]. Portanto não poderia ser inata ao homem.
3- O que é e como se